Petrobras amplia sua oferta de nitrogenados - 26/05/2014

Se no potássio o horizonte para o aumento da produção brasileira é sombrio, na área de fertilizantes nitrogenados a Petrobras tem feito investimentos que poderão pelo menos evitar que a dependência do país do nutriente importado aumente. A estatal deverá inaugurar sua nova unidade em Três Lagoas (MS) em setembro. A planta terá capacidade para 1,2 milhão de toneladas de ureia granulada por ano, suficientes para garantir a comercialização de 70 mil toneladas de amônia.

A Petrobras também informou, em nota, que não existe nenhum impasse para uma unidade de gás químico em Linhares (ES) e outra de amônia em Uberaba (MG). O investimento previsto para o projeto mineiro chega a R$ 2,36 bilhões. O polo de gás químico em Linhares ainda está em avaliação no plano da empresa para entre 2014 e 2018.

As obras de uma fábrica de sulfato de amônio em Sergipe já foram concluídas e as operações começaram em fevereiro, mas a produção ainda está em fase de testes. Atualmente, a capacidade de produção anual de ureia da Petrobras é de 1,6 milhão de toneladas. Com a entrada em operação da fábrica de fertilizantes nitrogenados (Fafen) de Três Lagoas, o volume saltará para 2,8 milhões.

Já a capacidade de produção de sulfato de amônio da empresa é de 303 mil toneladas por ano. Atualmente, a Petrobras também comercializa 240 mil toneladas de amônia. E a unidade de amônia de Uberaba, que deverá entrar em operação em 2017, terá capacidade para produzir 519 mil toneladas por ano, o que elevará a capacidade total para mais de 800 mil.